OPERAÇÃO ÁGATA FRONTEIRA NORTE

Forças Armadas realizam Evacuação Aeromédica de indígenas feridos

Dois helicópteros em prontidão foram acionados para realizar a missão
Publicada em: 05/07/2023 20:13
Imprimir
Fonte: Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte
Edição: Agência Força Aérea

O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, em mais um esforço coordenado entre as Forças Armadas e os Órgãos de Segurança Pública (OSP), realizou, entre a segunda e a terça-feira (03 e 04/07), uma Evacuação Aeromédica (EVAM), na região de Parima, dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY).

O objetivo foi prestar atendimento médico após um confronto que resultou em cinco feridos por arma de fogo (um homem, uma mulher e três crianças) e o óbito de uma criança. Na ocasião, uma equipe de saúde local encontrava-se em perigo e isolada. Portanto, foi necessário prover segurança para garantir a estabilidade da região, prestar assistência médica aos feridos e efetuar a EVAM.

A região isolada de Parima está situada a 300 km de Boa Vista e a apenas 30 km da fronteira com a Venezuela. A missão contou com militares que efetuaram intenso treinamento para lidar com esse tipo de operação.

De prontidão, no dia 03/07, as Forças Armadas acionaram um helicóptero H-36 Caracal, da Força Aérea Brasileira (FAB), para transportar, até o local, uma equipe de saúde, composta por médico e enfermeiros militares preparados para lidar com diversos tipos de trauma, militares do Grupamento de Comandos Anfíbios da Marinha do Brasil e agentes da Polícia Federal (PF). Tal operação ocorreu ainda à noite, com a utilização do NVG (do inglês Night Vision Goggles - Óculos de Visão Noturna). Porém, devido às condições meteorológicas adversas, não foi possível realizar o pouso em Parima e, em virtude disso, por questões de segurança, a tripulação desviou a rota para a localidade de Surucucu, onde aguardaram por melhores condições meteorológicas.

Logo no início da manhã do dia 04/07, um segundo helicóptero UH-15, da Marinha do Brasil (MB), foi acionado em apoio à missão. Essa aeronave foi responsável por realizar a EVAM e, após a equipe médica estabilizar todos os feridos em Parima, os indígenas foram embarcados em segurança. De lá, seguiram para a Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima, onde pousaram às 15h (horário de Boa Vista). Os feridos foram levados por duas ambulâncias até o Hospital Geral de Roraima (HGR), para receberem os tratamentos especializados.

Dessa forma, é importante ressaltar que o Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte adotou todas as medidas cabíveis para o pronto atendimento da emergência médica, prosseguindo em mais um esforço interagências relativo à atuação nas ações humanitárias dentro da TIY, reiterando o compromisso das Forças Armadas com a saúde e o bem-estar de todos os brasileiros, destacando a abnegação no cumprimento dos deveres estabelecidos por meio do Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, e do Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

A Polícia Federal (PF) continua as investigações para apurar o caso.

Fotos: Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte

imagens/original/45799/05.png
imagens/original/45799/06.png
imagens/original/45799/H_36.png
imagens/original/45799/WhatsApp_Image_2023_07_05_at_11.56.13.jpeg
imagens/original/45799/WhatsApp_Image_2023_07_05_at_11.56.32.jpeg